sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

Dicionários online de alemão

O dicionário é uma ferramenta muito importante para aqueles que estão aprendendo uma língua, principiantes ou avançados. Principiantes fazem mais uso de dicionários bilíngues, português-alemão e alemão-português, ou alemão-inglês. Minhas sugestões de dicionários bilíngues são: PONS (há várias línguas disponíveis), PONS (para dispositivos móveis) e Linguee (alemão-português). O Linguee traz sempre exemplos de textos, com a palavra em questão marcada em amarelo, o que ajuda a ver qual equivalente fica melhor em cada contexto.
Os dicionários alemão-alemão, como o Duden são bons para alunos avançados, que procuram por sinônimos, gramática, exemplos. O Wiktionary:Deutsch pode ser usado por principiantes e avançados, para checar o gênero e a declinação/conjugação das palavras e por que, além de trazer exemplos e sinônimos, mostra também a pronúncia e muitas vezes traz algum tipo de ilustração.

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

Fonética II ( e Prosódia)

Na última postagem esqueci de falar de aspectos importantes da fonética: as vogais "tremadas" ö e ü, o ch, e o r, que pode ser pronunciado como uma vogal e que, quando realizado como consoante, é em geral diferente do nosso r. Esqueci de mencionar também alguns aspectos fonológicos, como a regra de desvozeamento de plosivas em final de sílaba, e aspectos de prosódia, como acentuação e entonação. Vou explicar tudo com calma nas próximas postagens.