terça-feira, 27 de setembro de 2016

Estudando nos países de língua alemã e certificados de proficiência

Diplomas de cursos de alemão não são aceitos como certificados de proficiência por instituições, alemães ou brasileiras. Importante é, depois de atingido um determinado nível, fazer uma prova de proficiência. As seguintes provas internacionais costumam ser aceitas como certificado pelas instituições alemãs, suíças ou austríacas: 

  • provas do Instituto Goethe (como o Zertifikat Deutsch, aceita no mundo inteiro, há provas para crianças, jovens, adultos, para Business, em vários níveis: A1 a C2);
  • prova telc Deutsch (Há provas de proficiência para outras nove línguas também)
  • prova ÖSD (Österreichisches Sprachdiplom Deutsch - Áustria)
  • test DaF
  • algumas vezes, como no caso do "ciência sem fronteiras", os interessados podem fazer uma prova online, OnDaf, em instituições de ensino como a UFRGS, para poder receber o aceite da universidade alemã. Na verdade o OnDaf é uma prova de nivelamento.
A proficiência do aprendente de línguas costuma ser estruturada em seis níveis, do mais inicial A1, passando por A2, B1, B2, C1 e chegando ao mais avançado, o C2 (sabe falar quase tão bem quanto um nativo). 
No mínimo o nível B2 é exigido para se poder fazer faculdade na Alemanha, Áustria, Suíca e em Bozano (na parte da Itália onde se fala Alemão e Italiano). Algumas universidades aceitam o certificado do B2 para o ingresso, outras só o do C1. Com o nível C2 pode-se estudar em qualquer universidade alemã. 

A lista de Universidades e nível mínimo exigido pode ser consultada na página do ÖSD:

http://www.osd.at/default.aspx?SIid=12&LAid=1


Nenhum comentário:

Postar um comentário