quinta-feira, 26 de abril de 2018

Declinação dos artigos definidos

Nas postagens anteriores nós tratamos do uso dos três principais casos do alemão: o nominativo, o acusativo e o dativo. Neste post trataremos das formas que os artigos definidos (der, das, die e die) tomam ao serem declinados, ao expressarem caso.

Comecemos pelo artigo definido masculino singular (a marcação com as cores azul, vermelho, verde e amarelo indicam os sinais de caso):

Nominativo: der Mann
Acusativo: den Mann
Dativo: dem Mann

Exemplos:

  • Der Mann trinkt Wasser. O homem bebe água. (Nominativo, porque é sujeito)
  • Ich sehe den Mann. Eu vejo o homem. (Acusativo, porque é objeto)
  • Ich fahre mit dem Mann. Eu vou com o homem. (Dativo, porque mit exige o dativo)
Repare que o artigo masculino tem três formas diferentes em alemão, ao passo que em português apenas uma.

Vejamos agora a declinação do artigo definido feminino singular:

Nominativo: die Frau
Acusativo: die Frau
Dativo: der Frau

Exemplos:

  • Die Frau trinkt Wasser. A mulher bebe água. (Nominativo, porque é sujeito)
  • Ich sehe die Frau. Eu vejo a mulher. (Acusativo, porque é objeto)
  • Ich fahre mit der Frau. Eu vou com a mulher. (Dativo, porque mit exige o dativo)

O artigo definido neutro singular apresenta as seguintes formas:

Nominativo: das Kind
Acusativo: das Kind
Dativo: dem Kind

Exemplos:

  • Das Kind trinkt Wasser. A criança bebe água. (Nominativo, porque é sujeito)
  • Ich sehe das Kind. Eu vejo a criança. (Acusativo, porque é objeto)
  • Ich fahre mit dem Kind. Eu vou com a criança. (Dativo, porque mit exige o dativo)

Por fim veremos a declinação do artigo definido no plural, que é um só, independente do gênero.

Nominativo: die Kinder
Acusativo: die Kinder
Dativo: den Kindern

Exemplos:

  • Die Kinder trinken Wasser. As crianças bebem água. (Nominativo, porque é sujeito)
  • Ich sehe die Kinder. Eu vejo as crianças. (Acusativo, porque é objeto)
  • Ich fahre mit den Kindern. Eu vou com as crianças. (Dativo, porque mit exige o dativo)
Perceba que enquanto o artigo masculino tem três formas nos três casos apresentados, os demais artigos têm apenas duas, sendo o nominativo e o acusativo idênticos. Por isso é importante lembrar do acusativo somente quando o objeto for masculino singular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário